CRUIDOCE

   
Tradição > Pizza

 
 

Pizza é uma preparação culinária preparada com uma base de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados assados em forno.

 
Pizzaiolo é nome dado ao profissional responsável pela confecção de pizzas em uma pizzaria.
 

A história da pizza começou há seis mil anos, com os egípcios. A lenda conta que foram eles os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que as assavam em tijolos quentes.

 
Apesar de ser conhecida como tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água há mais de 5000 anos.
 

Três séculos antes de Cristo, os fenícios tinham como hábito acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão. Este costume foi adoptado durante a Idade Média pelos turcos muçulmanos, fazendo com que, por causa das cruzadas, a receita chegasse a Itália. Aí, a sua produção cresceu, dando origem à famosa pizza que hoje conhecemos. 

 
Inicialmente, apenas as ervas regionais e o azeite de oliva eram utilizados na confecção da pizza. Foi o povo italiano que ousou experimentar e aumentar o número de ingredientes a colocar sobre a massa.
 

Facto interessante é que, na sua origem, a pizza apresentava uma forma diferente da que estamos habituados: era redonda, dobrada ao meio, em forma de sanduíche.

 
Foi apenas no início do primeiro milénio que surge o termo “picea, representando um disco de massa assada com ingredientes por cima. Alimento de pessoas humildes, a pizza era confeccionada com ingredientes baratos e com o “objectivo de matar a fome”.
 
Port Alba é o nome da primeira pizzaria de que se tem conhecimento.
 

Hoje, são infinitas as coberturas que se podem colocar sobre uma pizza. Doces ou salgadas, é possível fazer pizzas com quase tudo.

 
Prove as nossas saborosas e tradicionais pizzas!
 

De certeza que não as vai esquecer.
 

 
 
 
 
 
 

Copyright © 2009 Cruidoce | Design by Blue